A HISTÓRIA

A Tuna Feminina de Economia do Porto (TFEP) nasceu a 28 de Novembro de 1992. Foi a primeira tuna da Faculdade de Economia do Porto, disposta a preencher a vida académica da nossa faculdade. É fruto da inspiração e de muito trabalho de um grupo de amigas que, entusiasmadas com as aulas de canto coral, durante a Receção ao Caloiro, desse ano, levaram avante um grande projeto – a TFEP.

A primeira atuação aconteceu na IX Semana de Economia, e a respeito desse dia dizem as publicações da AEFEP: “Quinta-Feira, no Convívio Académico (…) materializou-se um sonho de anos: Ao lado de algumas das melhores tunas da Academia, iniciou-se a Tuna Feminina de Economia.”. Já lá vão mais de 20 anos de aventuras inesquecíveis e no seu historial a TFEP conta já com várias “internacionalizações”, três CD’s editados e três edições do Festival de Tunas Femininas “Trinados”, sendo estes os frutos mais visíveis de todo o trabalho a que nos entregamos.

A TFEP nasceu do amor à música, mas tornou-se muito maior do que isso: hoje, pertencer a um Grupo Académico como a TFEP, é sinónimo de amor pela Faculdade, de respeito pelas tradições académicas e empenho em mantê-las vivas. É tentar fazer da passagem pela Universidade algo mais do que uma coleção de aulas e sebentas.